PSICO-ONCOLOGIA

A psico-oncologia é uma subespecialidade ou interface entre a Oncologia, Interconsulta Psiquiátrica e Psicologia Hospitalar, aplicada aos cuidados com o paciente com câncer, sua família e os profissionais envolvidos no seu tratamento. Procuramos estudar e entender duas principais dimensões psicológicas presentes a partir do diagnóstico do câncer: (1) o impacto do câncer no funcionamento emocional do paciente, de sua família e dos profissionais; (2) o papel das variáveis psicológicas e comportamentais durante toda a trajetória da doença.
Além disso, a saúde mental tem sido tradicionalmente um tema tabu para muitos, tornando ainda mais difícil para os pacientes com câncer falar com um profissional de saúde. Portanto, é extremamente importante para os pacientes com câncer, bem como para as famílias, entender que ao conversar com um psico-oncologista não significa que o paciente seja mentalmente instável, mas que isso pode ajudá-lo a lidar com o câncer de uma forma mais eficaz.
BENEFÍCIOS DE CONVERSAR
COM UM PSICO-ONCOLOGISTA
Um Psico-oncologista é um profissional treinado para fornecer intervenções especializadas desde o momento do diagnóstico até o tratamento e, depois no acompanhamento. O foco é nos aspectos psicossociais dos pacientes e cuidadores, juntamente com a compreensão das necessidades (físicas e psicológicas). O psico-oncologista ajuda os indivíduos e famílias a lidar com a perda, aprender estratégias de enfrentamento e construir resiliência. Ele também se envolve no aconselhamento pré e pós-operatório. Fornece apoio e aconselhamento do luto, e trabalha para melhorar o estilo de vida relacionado à qualidade de vida do paciente.
NA NETTUNO, PODEMOS AJUDÁ-LO DAS SEGUINTES MANEIRAS:
Lidando com seu diagnóstico e tratamento
Ajudando você a se adaptar às perdas e mudanças
Analisando mudanças em seu corpo (problemas de imagem corporal)
Lidando com mudanças em seus relacionamentos e intimidade, ou questões sexuais
Dificuldade em conciliar trabalho, casa e vida familiar
Sentimentos de tristeza, raiva, ansiedade e depressão
Angústia devido à dor, fadiga e efeitos colaterais do tratamento (Agudos / Crônicos)
Viver com incertezas, incluindo medo de recorrência, doença avançada e cuidados no final da vida
Apoio emocional para família e amigos (diagnóstico e luto)
Cessação do tabagismo
Você pode agendar sessões individuais com o psico-oncologista ou ter uma sessão familiar que inclua seus entes queridos. Um psico-oncologista pode ajudar você e sua família a garantir seu bem-estar mental e emocional enquanto lida com o câncer da melhor maneira possível.
CONHEÇA UM POUCO DO PSICO-ONCOLOGISTA
MARCUS K. BORGES
O Prof. Dr. Marcus Kiiti Borges tem experiência nessa área, visto que há mais de 10 anos, vem atendendo pacientes que sofrem com os problemas relacionados ao enfrentamento do câncer. Além disso, o Dr. Marcus K. Borges fez dois cursos de aperfeiçoamento em Psiconcologia na Itália (Roma e Perugia). Tem Mestrado pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina e Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP).