PSICOGERIATRIA
A psicogeriatria é uma sub-especialização da Psiquiatria. Reconhecida pelas suas devidas associações como: Associação Médica Brasileira (AMB) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Também conhecida como psiquiatria geriátrica, vem se tornando cada vez mais necessária, diante do aumento do envelhecimento populacional e da expectativa de vida no Brasil.
Infelizmente, junto com a Senescência ou envelhecimento “saudável”, temos a Senilidade ou, o que chamamos de envelhecimento “patológico”, que está associada ao aparecimento das doenças crônicas (ex. demências, como ocorre na doença de Alzheimer) e dos transtornos mentais como: depressão, ansiedade entre outros.
O tratamento proposto pela Nettuno na área de Psiquiatria Geriátrica avalia e trata doenças mentais vivenciadas por adultos com mais de 65 anos e, colabora com suas famílias para enfrentar os desafios da saúde mental que podem surgir junto com o envelhecimento.
Trabalhando junto com o paciente, familiares e médicos de outras especialidades que também participam do acompanhamento, nosso tratamento tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes para que possam atingir o nível mais alto possível de recuperação dependendo de cada paciente.


CUIDANDO DA SAÚDE MENTAL DE IDOSOS
Os idosos podem estar convivendo com doenças mentais que se desenvolveram no início da vida (como depressão, transtorno bipolar, transtornos de ansiedade ou esquizofrenia) ou podem desenvolver essas doenças pela primeira vez, após os 65 anos.
Eles também têm maior probabilidade de desenvolver transtornos neurocognitivos, como a doença de Alzheimer ou outras formas de demência, que podem dificultar o tratamento de problemas de saúde diagnosticados anteriormente, alterar a personalidade e os comportamentos e exigir tratamento específico.
Todos esses problemas podem ser estressores se não forem tratados, mas existem tratamentos eficazes. Sendo assim, o psicogeriatra é o médico que tem o papel de ajudar o paciente idoso, assim como o familiar (cuidador) a lidar com esses problemas psicológicos e comportamentais que podem surgir com a idade.
CONHEÇA UM POUCO DO PSICOGERIATRA
MARCUS K. BORGES
O professor Dr. Marcus K. Borges é psicogeriatra há mais de 10 anos. Com aperfeiçoamento e Doutorado sanduíche pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HC-FMUSP) e University Medical Center Groningen (UMCG) na Holanda. Com título de Especialista (área de atuação em Psicogeriatria) pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) – RQE: 23927.
